segunda-feira, 4 de outubro de 2010

No Paraná....Alunos têm o primeiro contato com o projeto UCA


Na quarta-feira (29) os alunos da Escola Municipal Mauro Portugal receberam as primeiras orientações de como manusear os computadores que fazem parte do programa federal “Um Computador por Aluno” (UCA). A escola foi a primeira a receber os equipamentos que irão auxiliar no aprendizado e visam à inclusão digital.

Ao todo serão 504 netbooks, sendo que destes 480 serão destinados aos alunos e 24 aos professores e funcionários da administração (diretoria e pedagogia). Os computadores portáteis possuem travas de segurança e funcionam apenas como ferramenta pedagógica. “Será muito útil no aprendizado, principalmente para a leitura dos mais novos”, afirma a diretora, Telma Maria A. Lopes.

Desde o dia 20 de setembro os professores recebem treinamento intensivo para incluírem de forma correta o equipamento como ferramenta de ensino. “No treinamento são apresentadas as maneiras de como os professores podem usar netbooks para que não disperse a atenção dos alunos”, explica a professora multiplicadora do Núcleo de Tecnologia Municipal, Esther Coelho.

Está previsto que até o final do ano letivo os alunos já estejam utilizando os computadores em sala de aula. A escola é quem irá decidir se os alunos podem ou não levar o equipamento para casa. “Estamos analisando o que será melhor, por medida de segurança”, conta a diretora.

Nenhum comentário: