quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O Gestor e a educação

EU me formei a mais de vintes anos e naquela época não se dava muita importância a figura do gestor, éramos todos professores e saímos crus das faculdades sendo que muitas vezes encontrávamos realidades totalmente diferentes daquilo que o mundo universitário nos mostrava. Com o passar do tempo deixei de ser um aprendiz de professor para me transforma em um professor e depois de muitas decepções e vitórias; erros e acertos passei a afirmar que virei um educador por convicção própria graças a colaboração de muitos colegas e alunos, mas confesso até hoje encontro uma dificuldade danada de definir o que é GESTOR.
A algum tempo atrás, durante um seminário ,do tipo o palestrante é um gênio e você é apenas um inculto, escutei de um professor que o mal da escola pública está no gestor, só queria saber a qual gestor ele se refere, hoje em dia está fácil descobrir os problemas; adoeceu, virose; criminalidade, drogas; falência educacional, gestor, e por aí vai...sempre tem um vilão para atrapalhar ou prejudicar, sempre a culpa é de alguém.
Demorei um tempo para tentar me situar sobre o que a figura do gestor tem a haver com gestão e por mais que tentasse achar uma correlação eu só conseguia pensar naquele político eleito pelo estado de São Paulo, o Tiririca...”Você não sabe que ele faz..vote em mim que eu te conto”...acho que o princípio é o mesmo, a única diferença é que aqui tem os eleitos e os nomeados.
Hoje, no meu estado, uma boa parte dos gestores são professores que praticaram muito pouco a profissão por motivos pessoais ou convicções políticas. Alguns simplesmente nem sabem o que é dar aula. Estas pessoas esquecem o que é ser um bom professor ( preste atenção, não estou falando de educador )e não sabem administrar as diferenças, ou escutar sugestões e fogem da criatividade como diabo foge da cruz. São mestres em tecer relatórios recheados de números ( hoje em dia quantidade é sinônimo de qualidade na educação) e ainda tem em volta um cortejo de admiradores prontos a lhes defender com os dentes.
Não sou contra uma boa gestão se for para gerir, sou contra um mau gestor que transforma a educação em um desfile de moda e ego, cita Paulo Freire a todo momento e encara toda a critica como sendo assunto pessoal. Só peço ao gestor que ao ler este artigo entenda a minha dúvida...Você faz exatamente o que? Qual é a sua formação? Você prefere ser gestor ou professor? Da onde vem a sua experiência?
Pois é...desta forma acho que vou poder definir a função de gestor e reduzir a minha falta de conhecimento...Por experiência própria sei que o bom gestor combate idéias com idéias...o mau usa o assédio moral e profissional para se perpetuar, sendo assim antes de responder ou criticar...tenha calma.

Nenhum comentário: