sexta-feira, 4 de julho de 2008

Solenidade marca lançamento de avaliação do UCA


O Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica da Câmara lançou na tarde de hoje (2) o primeiro volume da série Avaliação de Políticas Públicas – o "Um Computador por Aluno (UCA): a experiência brasileira". O livro avalia o programa do Governo Federal que pretende conectar todos os estudantes da rede pública à internet.

De acordo com o relator da matéria no conselho e autor da publicação, deputado Paulo Henrique Lustosa (PMDB-CE), o UCA revolucionará a metodologia de ensino no País. “É um estudo que abre uma nova linha de atuação do Conselho e esclarece pontos importantes sobre a aplicação de novas tecnologias à educação de nossas crianças”, explicou o parlamentar.

Em 2009, será lançado um piloto do programa com 150 mil computadores em escolas de todas as regiões do Brasil. No relatório de Lustosa há uma revisão bibliográfica de estudos internacionais e nacionais, uma avaliação do projeto pré-piloto em cinco escolas, além de sugestões.

O evento de lançamento foi iniciado à 15h30 e contou com a presença do ministro de Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, do presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, o presidente do Conselho de Altos Estudos, Inocêncio Oliveira, além de Carlos Eduardo Bielschowsky, secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação.