quarta-feira, 7 de julho de 2010

Computadores e Crianças

Os cérebros dos jovens e computadores: fatos e mitos

Recentemente, tem havido muito debate sobre se os computadores, videogames e aparelhos eletrônicos são úteis ou nocivas para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Alguns pessimistas apontam para um estudo que diz que degrada o desempenho multi-tasking cognitiva. Os proponentes afirmam que as novas tecnologias digitais permitem novas oportunidades para a criatividade ea colaboração. Este debate está também a ser jogado fora nos ministérios da educação, universidades e salas de aula em todo o mundo. O resultado terá um impacto importante na educação e no desenvolvimento de nossas crianças.

Novas disciplinas provenientes das ciências cognitivas estão mudando nossa teoria e prática da educação e da formação do novo campo de neuroeducação. Ao mesmo tempo, comunicação e novas tecnologias de informação estão mudando a maneira como ensinamos e aprendemos. Milhões de crianças e professores do mundo estão compartilhando e moldar um ambiente neurocognitive digital. Esta transformação formidável abriu um debate que, muitas vezes mistura fatos com os mitos. Um dos mais perturbadores "neuromyths" é que a introdução precoce de computação podem prejudicar o desenvolvimento cerebral de uma criança e causar "dano a atenção." Alguns chegam a argumentar que a informática nas escolas deve ser introduzida apenas para crianças mais velhas. Trata-se de mitos que deve substituir os fatos.

Um dos fatos é surpreendente que as línguas primeira ea segunda são processados na mesma região cortical do cérebro quando a segunda língua é aprendida cedo na vida. Caso contrário, a segunda língua é deslocada para os diferentes circuitos do córtex. Em certo sentido, quando os seres humanos usar um computador e compartilhar o mesmo ambiente digital que estão usando uma segunda língua, ou "digitalese". Adiar as novas competências linguísticas necessárias em um mundo digital contradiz descobertas científicas em neurolingüística.

Medo de "dano" atenção causada por multi-tasking em um ambiente digital não tem base científica. Uma das áreas mais desenvolvidas das preocupações das ciências neurocognitivas a redes independentes neurais envolvidos nos processos de atenção: orientar, alertar e controle executivo. O nível de interação das diferentes áreas é fundamental para a capacidade de uma criança a regular seu próprio comportamento em atenção controle. Essa capacidade pode ser desenvolvida em idades precoces, a fim de controlar o uso distorcido de multi-tasking.

Finalmente, nossa experiência em One Laptop per Child com crianças em 40 países que recebem seus próprios laptops quando eles entram na escola primária e levá-los mostra os enormes benefícios de compartilhar os mesmos ambientes digitais antes mesmo de leitura e escrita estão totalmente desenvolvidos. Há uma abundância de evidências de crescimento cognitivo saudável das crianças das culturas mais diversas, quando eles constroem seu próprio conhecimento através da partilha, ensino e aprendizagem de competências digitais, e comunicar uns com os outros as suas descobertas, emoções e atividades. Não podemos perder esta grande oportunidade de inclusão e igualdade para todas as crianças. E devemos fazê-lo tão cedo na vida quanto possível.



Antonio M. Battro, MD, PhD.

Diretor de Educação, a OLPC