segunda-feira, 28 de setembro de 2009

A arte do circo se aprende na escola

Em Uberlândia (MG), cerca de 200 crianças dos colégios municipais participam de um projeto que ensina arte circense. A turma se reúne no pátio depois da aula e começam os alongamentos. A iniciativa começou há quatro anos.


Os treinos acontecem uma vez por semana. “Por ser professora de educação física, eu vi que poderia trabalhar com as crianças toda a cultura corporal que o circo traz juntamente com a arte”, conta Kate Costa, idealizadora do projeto.


A procura é tanta que faltam vagas. Quem está no projeto aproveita. Elas podem ser malabaristas ou contorcionistas. “Além de ser uma coisa lúdica, tem todo um trabalho, respeito. A forma de ela interagir com as outras pessoas traz uma sensibilidade maior. É maravilhoso”, conta Juliana de Lima Trindade, mãe da uma aluna.


“Eles se vêem inseridos num projeto e isso reflete na vida pessoal deles. Com a mãe, com o pai, os outros irmãos, com os vizinhos. É um reflexo na comunidade toda”, diz Ana Maria Freitas, diretora da escola.


As crianças aprovam. “Para mim, o circo é uma atividade de alegria. Ao invés de você estar em casa, deitado no sofá sem fazer nada, você tá aqui aprendendo coisas novas”, destaca a estudante Barbara de Lima Trindade.

clique aqui e assista ao video