segunda-feira, 24 de maio de 2010

Soluções tecnológicas miram escolas públicas

Com um estilete, Keila de Barros Barbosa, pedagoga e especialista em desenvolvimento de tecnologias educacionais, risca a superfície de uma lousa digital. “Como o material é de aço, não há nada que estrague a lousa. O aluno pode sujar, riscar, furar, molhar, que não conseguirá estragar o material”, demonstra a expositora durante a feira Interdidática, de sistemas e soluções em tecnologia educacional, que acontece em São Paulo entre os dias 28 e 30 de abril.

Por meio de um sensor de laser, posicionado no canto superior, e uma caneta especial, é possível interagir com a lousa. O professor escreve (digitalmente e ou com caneta para quadro branco), exibe vídeos, destaca trechos de textos e imagens e “salva” a aula se quiser. “Esta lousa não tem a tecnologia touch screen. Você não consegue mexer nela com as mãos, apenas usando a caneta. Em compensação, se acaba a luz, é possível usá-la como um quadro branco comum”, explica Keila.
No começo deste ano, a empresa Sapienti, comercializadora da lousa de aço, deu início a um projeto com a Secretaria Municipal de Educação do Guarujá que prevê a instalação de 332 lousas multimídias nas instituições da rede. “Todas as escolas de 5º ao 9º ano têm pelo menos uma sala multimídia equipada com o quadro interativo. Atingiremos a meta em 24 meses e, se entendermos que é necessário expandir mais, expandiremos”, diz Priscila Bonini, secretária de Educação do Guarujá.

O quadro digital está avaliado em R$ 5.800 e a montagem de uma sala multimídia pode chegar ao custo de R$ 23 mil, contando todos os equipamentos – projetor, caixas de som, computador –, instalação e a capacitação dos professores. O Guarujá investiu R$ 1,8 milhões na instalação completa dos equipamentos.

Tamanho investimento carece de proteção contra danos e furtos. Priscila esclarece que a preocupação com a segurança do patrimônio adquirido partiu da própria Prefeitura, que especificou na licitação os dispositivos antifurtos necessários. “Colocamos dispositivos de segurança no sistema, como uma gaiolinha no projetor, um rack-cofre para o computador e embutimos toda a fiação”, completa Keila.

Além do Guarujá, a Sapienti tem como clientes mais dez secretarias de educação municipais de São Paulo e do Recife.

Teclado antivandalismo

Dando socos no teclado de uma carteira-computador, um expositor do Grupo Cequipel comprova a tecnologia antivandalismo do produto. Conectadas a um computador comandado pelo professor, as carteiras-computador possibilitam que os alunos vejam em seus monitores as imagens exibidas na lousa digital.

A empresa mira o programa de inclusão digital do governo federal Um Computador por Aluno (UCA), que pretende distribuir laptops aos estudantes da rede pública. “O computador portátil tem uma série de deficiências. Ele pode ser usado para fins não-educacionais, há a questão da segurança do equipamento, as chances de quebrar são maiores e ele consume muita energia elétrica”, elenca Mauro Silva, gerente de informática do Cequipel.

De acordo com Silva, as carteiras-computadores estão em homologação no Ministério da Educação (MEC). Caso sejam aprovadas, poderão participar dos processos licitatórios do ministério. A carteira-computador tem um custo aproximado de R$ 1.600 por unidade. Uma sala totalmente equipada para 30 alunos não sai por menos de R$ 50 mil.

Silva admite que a demora no processo de aquisição de equipamentos na rede pública afasta os empresários. No caso da prefeitura do Guarujá, entre elaboração do projeto, processo de licitação e instalação das salas multimídias, passaram-se 12 meses. “As escolas particulares continuam sendo nosso maior mercado, mas sem dúvida a participação das públicas vem crescendo”, afirma Silva.

Além de equipamentos, softwares também estão entre os produtos oferecidos à rede pública. Lançado nesta semana na feira Interdidática, o Konviva, da Sensus/Ilog, é uma rede social elaborada para “ensinar os alunos a conviverem no meio social digital”. Similar ao Orkut, e com ferramentas de outras redes sociais, o programa é controlado pelos educadores, que escolhem quem pode acessá-lo.

João Adriano Minetto, executivo de contas da Ilog, vê espaço para o produto nas escolas públicas: “Estamos conversando com prefeituras. O programa se enquadra dentro da campanha de inclusão digital do governo federal porque prepara as crianças para o mundo virtual”.

Último Segundo

Configuração do hardware e informações sobre os softwares instalados no ClassmatePC UCA – Um Computador por Aluno

1. Configuração de hardware do classmatePC

Processador:
• Intel(R) Atom(TM) CPU N270 @ 1.60GHz
• Velocidade: 1,600.00MHz

Memória:
• Memória RAM: 512 Megabytes

Memória de armazenamento:
• 4 Gigabytes

Sistema operacional:
• Metasys ClassmatePC
• Linux 2.6.28.9 i686 (sistema de 32 bits)
• KDE: 3.5.5 "release 45.6"

Interface:
• A interface gráfica é intuitiva, não são necessários conhecimentos prévios em Linux.

• O Laptop possui duas entradas USB compatíveis com Pendrive, mouse USB, câmeras digitais, teclado USB, HD externo dentre outros.

• Possui saída para fone de ouvido.

• Possui entrada para microfone.

2. Relação de softwares instalados no ClassmatePC

Aplicações gráficas:
• Gwenview
• KSanpshot
• KolourPaint
• Krita

Acessórios:
• Pidgin
• Konqueror
• Mozilla Firefox
• Kpowersave
• Ktnef
• KwikDisc
• Ark
• Kwallet
• Klipper

Utilitários:
• Kcalc
• Kedit

Configurações do Sistema:
• Configuração do Classmate (Utilitário de Disco, Resolução de tela-Display Switcher, Utilitário para redes Mesh-MeshUtility, Controle Anti-Furto-Theft Derrent.

• Ferramenta do Sistema (Seletor de Caracteres-KcharSelect, Editor de Menu do KDE-KmenuEdit, Visualizador de disco Livre-Kdf).

• Gerenciamento de redes (Assistente de Pastas de Rede-KNetAttach, Gerenciador de Rede-networkManager).

• Kcontrol (Centro de Controle KDE, configura o ambiente de trabalho).

• Centro de Controle YAST2 (Ferramenta de Gestão, instalação e configuração do Linux).

• Monitoração do Sistema (Centro de Informações de Hardware-KinfoCenter, Visualizador de Filas de Impressão-KjobViewer, Monitor de Performance-KSysGuard).

3. Informações sobre os softwares instalados

• Escritório (KOffice): suíte de escritório KOffice, integrada ao ambiente gráfico KDE. Esta versão do KOffice oferece um editor de texto (Kword), gerador de apresentações (Kpresenter), gerador de planilhas (KSpread), Fluxogramas (Kchart), diagramas (Kivio) e editor de imagens (Krita).

• Editor de texto (KWord): programa de processamento de texto. Este programa pode trabalhar tanto como um processador de texto tradicional ou como uma aplicação simples de publicações. Isto é possível porque o KWord é um processador de texto orientado a molduras e não orientado a páginas como é habitual acontecer com a maioria dos outros processadores de texto.

• Editor de texto para programadores (KWrite ): editor de texto simples. É semelhante ao Bloco de Notas do Windows e permite criar arquivos de texto sem necessidade de formatação, embora tenha sido projetado essencialmente para ser um editor para programadores.

• Editor de textos simples (Kedit): editor de textos simples, tendo como principal vantagem a de ter uma inicialização rápida.

• Gerador de apresentações ( KPresenter): aplicativo voltado para criação de apresentações utilizando slides, e, como as demais ferramentas do KOffice, ele também é compatível com outros programas de criação de slides.

• Planilhas eletrônicas e Gráficos: com esse software é possível fazermos tabelas e gráficos que possibilitam estabelecer relações quantitativas e depois qualitativas entre fatos, objetos ou seres vivos.

• KSpread: aplicativo baseado nas planilhas eletrônicas mais populares. É bastante simples e oferece compatibilidade com os arquivos gerados pelo StarCalc e similares.

• Kchart: programa gerador de fluxogramas e diagramas que facilitam a interpretação de dados quantitativos, de forma visual. Essa característica é demasiadamente importante, não apenas em Matemática, mas também em Biologia, Geografia, Química e História.

• Kivio: ferramenta que oferece recursos interessantes para serem trabalhados em aula na criação de um fluxograma ou diagrama criando-se imagens vetoriais.

• Kcalc: calculadora científica. A calculadora é um objeto matemático e serve para trabalhar com deduções, aproximações, e investigar fenômenos Matemáticos.

• Editor de Imagens (Krita): editor de imagens vetoriais semelhante ao Gimp ou ao PhotoShop. É indicado para retoques em fotografias, pintura artística semelhante a de tintas, pincéis, lápis e canetas, aplicações de filtros de cores, relevos, mapeamento, restaurações e ajustes.

Obs: o KDE possui diversos programas concebidos para educação, muitos disponíveis nos endereços abaixo:
http://www.kde.org/applications/education/
http://docs.kde.org/stable/pt_BR/kdebase-runtime/userguide/kde-edutainment.html

• Display Switcher: permite escolher a configuração do monitor, a escala (800 x 480, 800 x 600, 1024 x 768), e o tipo de exibição (tela cheia: modo compactado ou supercompactado, partes da tela: modo panorâmico).

• Visualizadores de documentos:
KPDF: programa destinado a ler arquivos PDF (Portable Document Format). Possui recursos interessantes como o modo apresentação e o modo contínuo não oferecido por programas mais populares como o Adobe Reader ou o Foxit Reader.

• Multimídia:
A música é uma linguagem bastante trabalhada na disciplina de arte e também uma das linguagens mais expressivas utilizada pela humanidade

Amarok: programa para reprodução de áudio. Permite criar várias listas de reprodução e detecta automaticamente mídias novas quando se insere um pendrive.

Gravadores de som Audacity: serve para gravar e editar áudio. O Audacity oferece ótimos recursos para uma proposta de ensino de Física ou de Artes. Permite unir arquivos de áudio, cortar, colar, alterar a intensidade de graves e agudos, adicionar efeitos especiais e representar graficamente às ondas sonoras.

Krec: aplicativo de gravação. Pode ser usado para gravar sons vindo ou enviados através do computador.

Krecord: gravador de som do KDE. Fácil de usar. Pode gravar e reproduzir arquivos WAV.

• Áudio e vídeo:
Kaffeine: permite a reprodução de arquivos de áudio e vídeo codificados em diversos formatos.

SMPlayer: reprodutor de arquivos de multimídia (áudio e vídeo), funções semelhantes ao Kaffeine.

Wxcam: esse aplicativo permite filmar, fotografar, trabalhar com simetrias, alterar cores e também gravar em diferentes formatos de resolução: 80 x 60, 160 x 120, 320 x 240, 640 x 480. O Wxcam não grava arquivos de vídeo com áudio sem que esteja habilitada a opção de compressão e a opção Xvid tem que estar marcada para gravar arquivos com áudio.

Tux Paint: esse software é um aplicativo para produção de desenhos. Muito intuitivo, ele também emite um som diferente para cada comando, despertando a curiosidade e incentivando as crianças a descobrirem seus recursos. Também oferece diversas formas geométricas, elementos de cenário para desenhos livres, diversos tipos de pincéis, reflexões e rotações.

Tux Typing: jogo que incentiva a pratica de digitação. O pingüim está com fome e ao digitar a seqüência correta em tempo hábil, ganha-se pontos alimentando-o com peixes.

Tux Math: jogo de Matemática, com a mesma interface e sistemática do Tux Typing. Serve como estímulo a prática de cálculos para crianças que estão sendo alfabetizadas em Matemática.

KolourPaint: é um programa de desenho simples e objetivo, muito semelhante ao MSPaint anterior a versão do Windows seven.

Gwenview: é um aplicativo que permite visualizar arquivos de imagem e de vídeo e navegar por arquivos de imagem e seus diretórios. Também permite exibir diversas imagens na forma de apresentação de slides (inclusive com vídeos).

KlogoTurtle: é através de comandos que geram desenhos e formas geométricas ou rotinas(sejam na forma de desenhos ou textos), permite explorar os princípios básicos de programação de computadores. O programa tem uma sintaxe um pouco diferente da linguagem LOGO desenvolvida no MIT, suportando comandos nos idiomas inglês, português, alemão, italiano e francês.

Squeak: permite trabalhar com linguagem orientada à objetos. Isto é, é possível utilizar códigos de programação para criar objetos interativos, como desenhos que se movimentam, comandos que criam outras figuras e diversas outras opções. Viabiliza a construção de jogos, simulações e até mesmo, atividades recreativas.

Shell-Konsole: funciona como Terminal. Terminais são uma forma simples de executar todo tipo de comando em interfaces de modo texto.

Thef Deterrent Server (Controle Antifurto): cada vez que o computador é iniciado, é feita pela internet a verificação do certificado antifurto do Classmate PC. O usuário do Classmate PC tem que ter um certificado válido que o autoriza a usá-lo. O software verifica a autorização e determina por quanto tempo o Classmate poderá ser usado.

Ksysguard (Monitor do sistema): é um aplicativo que permite visualizar graficamente o uso do Processador, da quantidade disponível de memória RAM, redes e tabelas de processos ativos com seus respectivos usos do sistema. É o equivalente ao gerenciador de tarefas do Windows.

Ksnapshot (Capturador de Telas): para “tirar fotos” do que aparece na tela, isto é, registrar as imagens exibidas na tela do computador. O Ksnapshot permite capturar toda imagem da tela ou apenas uma parte dela.

4. Terminal (Konsole)

EduSyst:
• Aprendizado Infantil: Kturtle e Squeak;
• Arte e Música: Tux Paint;
• Ferramentas de Aprendizagem: Digitação para crianças: Tux Typing;
• Matemática (Fatos fundamentais): Tux Math-Aplicativos de subtração, adição, divisão e multiplicação;
• Sync: Permite a sincronização de dados e arquivos com o computador e o servidor da escola.

Escritório:
• Editor de textos, planilhas, apresentações e imagens

Jogos:
• Jogos de cartas (Paciência e Tenente Skat)
• Jogos para crianças (Homem-batata e Cruzadinhas)
• Quebra-cabeças (Kminas-jogo semelhante ao Campo minado)

Metasys:
• Gerencia a versão do Sistema Operacional

Multimídia:
• Tocador de músicas, editor de áudio, controle de volume, gravador de áudio, gravador de som, tocador de multimídia e aplicativo webcam.

Procurar Arquivos/Pastas:
• Aplicativo de busca

Serviços internet:
• E-mail, álbum de fotos online, editor online de documentos, mapas online, notícias personalizadas online, enciclopédia online e vídeos.

5. Redes
Por meio dos recursos de rede, é possível promover ambientes de aprendizagem colaborativa.

A rede P2P sem fio Mesh (P2P: Ponto a Ponto) através do software Pidgin, permite a comunicação entre os laptops e a transferência de arquivos;

O modo de Cliente/Servidor de Compartilhamento de Internet permite que um dos laptos conectado a internet (rede com ou sem fio) compartilhe seu acesso com outros através da rede Mesh sem fio. Também mantém as propriedades da rede P2P sem fio Mesh de bate-papo e transferências de arquivos.

• Colaboração em Classe: funciona com pontos de acesso sem fio onde todos os computadores acessam a rede.

• Samba: aplicativo SAMBA permite criar redes mistas compartilhando recursos entre máquinas que usam Linux e Windows como Sistemas Operacionais. Requer a configuração do servidor, dos recursos e dos clientes que utilizarão a rede.