segunda-feira, 29 de junho de 2009

Hipertexto



O hipertexto pode ser definido como uma rede de nós entre os quais existem ligações (links), ou vínculos, que associam um nó ao outro. Os nós podem conter textos, gráficos, áudio e vídeo, bem como programas de computador executáveis ou outras formas de dados. Quando uma ligação é ativada, a partir da âncora do hiperdocumento, um salto é feito para o ponto associado pela ligação, que pode ser uma palavra, frase ou nó inteiro do mesmo documento ou de outro.

O hipertexto é um texto não-linear, sem ponto fixo de entrada e de saída, sem uma hierarquia pré-determinada, sempre expansível e literalmente sem limites, que tem como componentes básicos as ligações, os nós e as âncoras.

Pierre Levy (1993) define hipertexto como um conjunto de nós ligados por conexões. Os nós podem ser palavras, páginas, imagens, seqüências sonoras ou documentos complexos. Os itens de informação não são obrigatoriamente ligados linearmente, como os elos de uma corrente, mas cada um deles pode estender como uma estrela e, dessa forma, cada nó pode, por sua vez conter uma rede inteira.

Um sistema hipertexto trabalha em colaboração com o usuário, o qual tem a inteligência para compreender o conteúdo semântico dos vários nós e determinar qual de suas ligações seguirá.

O hipertexto pode ser considerado como uma nova classe para o gerenciamento de informações, pois permite criar, anotar, unir, e compartilhar informações, proporcionando o acesso a estas de uma forma não-seqüencial, ao contrário dos sistemas de informações tradicionais, que são seqüenciais por natureza.

Uma forma simples de definir hipertexto é através do contraste que existe com os tradicionais livros de texto. Todas as formas de impressão ou mesmo arquivos de computadores são seqüenciais, ou seja, existe uma seqüência linear definindo a ordem que o texto deve ser lido. De maneira contrária, um hipertexto possui uma estrutura mais complexa, onde existem caminhos que podem ser percorridos em diversas ordens, quebrando a estrutura seqüencial.

"O hipertexto consiste de textos escritos não-seqüencialmente que permitem ao leitor escolher múltiplos caminhos e acessar informações em cadeia através da tela do computador em tempo real" (NELSON, 1960 e SNYDER, 1997:20 apud XAVIER, Antônio Carlos) [11].

http://www.dca.fee.unicamp.br/~leandro/tutoriais/IA010/portal.html

"Inclusão digital" é a palavra mais "sexy" no governo, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (26), durante evento em Porto Alegre, que a inclusão digital é a palavra "mais sexy" do governo atualmente. Ele afirmou que o governo está tomando medidas para fazer com que o país avance nessa área.

"O governo tem dez ministros que falam em inclusão digital. Inclusão digital é a palavra mais 'sexy' do governo, sabe? É a palavra mais 'sexy' --todo mundo fala", afirmou Lula, durante pronunciamento no 10º Fisl (Fórum Internacional do Software Livre).

"Então, eu precisava de um coordenador que falasse uma linguagem só para mim, e coloquei o companheiro César Alvarez, que é um gaúcho aqui do Rio Grande do Sul", disse o presidente, a respeito do assessor especial da Presidência da República para inclusão digital.

Entretanto, um dos principais programas do governo para essa área, chamado Um Computador por Aluno (UCA), ainda não decolou.

O projeto prevê a distribuição de 150 mil laptops para distribuição em escolas públicas, mas o processo de compra dos aparelhos se arrasta desde 2007 e o MEC já descartou entregá-los neste semestre.

Economia

Lula falou sobre as iniciativas adotadas para a área do software livre --o governo afirma ter economizado R$ 372 milhões com a adoção desse tipo de plataforma. Segundo Lula, houve uma "tensão imensa" entre os que defendiam a adoção do software livre e os contrários à ideia.

"Nós tínhamos que escolher: ou nós íamos para a cozinha preparar o prato que nós queríamos comer, com os temperos que nós queríamos colocar e dar um gosto brasileiro na comida, ou nós iríamos comer aquilo que a Microsoft queria vender para a gente. Prevaleceu, simplesmente, a ideia da liberdade", afirmou o presidente, no discurso.

Ele também ressaltou as mudanças sociais geradas pela informatização da sociedade, mas afirmou ser "analfabeto nesta questão da internet". "Meus filhos são todos doutores perto de mim", afirmou o presidente. "É a primeira vez que os netos são mais sabidos do que os avós."

Postado: Midiamax