sexta-feira, 3 de julho de 2009



São Paulo, 01 de julho de 2009 –


http://wnews.uol.com.br/site/noticias/materia.php?id_secao=4&id_conteudo=13764

A Intel apresentou ao mercado brasileiro seu mais novo modelo de Classmate PC, netbook projetado para atender o setor educacional. O portátil é o da linha conversível, que funciona também como tablet e já está disponível para fabricação local. Os primeiros modelos nacionais dessa linha devem estar prontos em outubro próximo.

Atualmente apenas duas indústrias locais têm acordos com a Intel para produção de Classmate, que são Positivo e CCE. A Intel não revela se outras empresas poderão vir a fabricar o produto, apenas informa que espera que o novo modelo chegue a um preço mais competitivo às instituições de ensino de todo o país.

Alan Markham, gerente de negócios e ecossistema para área educacional da Intel Brasil, afirma que o preço depende muito do pacote que será contratado pela escola, que poderá selecionar o tipo de aplicação que quer utilizar em sala de aula e também o treinamento dos professores.

O novo netbook Classmate PC pode ser convertido em tablet com tela sensível ao toque para permitir maior aproveitamento pelos alunos na sala de aula. A tela gira 180 graus para os dois lados e vem com câmera integrada de 1.3 megapixel.

Segundo a Intel, o novo design foi projetado com base em pesquisas com etnográficos e resultados dos pilotos para adoção na tecnologia realizados no Brasil e exterior. O objetivo é possibilitar que os estudantes tenham uma maior interaçao com o portátil, que funciona como um livro eletrônico.

O portátil vem equipado com chip Atom com configurações que levam memória de 1G ou 512 MB e HD de 16 GB, 8 GB e 4 GB. O equipamento traz recursos para conexão wireless e teclado resistente a água. Markham um dos destaques é o pacote de software educativo que acompanha o netbook para enriquecer o aprendizado dos alunos.

Um dos programas é o para criação e distribuição de aulas, bem como conteúdo digital. A ferramenta possibilita ao educador gerenciar as atividades em classe e monitorar as aplicações em uso.

"'O professor sabe em tempo real o que os alunos estão fazendo”, garante Markham. Há também software para avaliar o desempenho dos estudantes, administrar o acesso internet e inibir furtos. O netbook é baseado na plataaforma de gerenciamento da Intel vPro, que possibilita administrá-lo a distancia.

Essa tecnologia permite bloquear o equipamento em caso de furto ou roubo. A tecnologia da empresa pode ser aplicada também para cancelar o acesso do estudante, após determinado prazo. Esse recurso pode ser útil para quando o aluno faltar muitos dias na escola.

Laptop educacional

O Classmate PC concorre com o laptop de US$ 100 da OLPC (One Laptop per Child), defendido pelo cientista Nicholas Negroponte e foi lançado no mercado mundial em 2006. De lá para cá a máquina evoluiu em no ano passado passou a ser montado com processador Atom. No Brasil já há alguns pilotos para uso da tecnologia em sala de aula, sendo o maior projeto é o de Piraí.

A cidade fluminense adquiriu 5,5 mil unidades de Classmate PC da versão anterior. A adoção dos portáteis faz parte de uma iniciativa do governo municipal para implantação do programa Um Laptop por Aluno (UCA) em toda a rede de ensino público do município.

Com esse recurso, o educador pode compartilhar arquivos com os estudantes. em tempo real com os estudantes e também bloquear sites e aplicações, colocando em prática aulas colaborativas.